Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caldas da Rainha e Região Oeste

"Para quem se interessa pelos nossos problemas"

Caldas da Rainha e Região Oeste

"Para quem se interessa pelos nossos problemas"

A Democracia do "faz o que eu mando, mas não faças o que eu faço"

30.03.12, Carlos Gaspar

27 de Março de 2012 - Parque D. Carlos I - 15h24m

Uma vez que achei incorrecta a forma como era feito o patrulhamento no parque, e como cidadão atento aos problemas desta cidade, decidi enviar o seguinte mail ao Comando Distrital de Leiria da PSP:

 

-----Mensagem original-----
De: Carlos Manuel Gaspar dos Santos [mailto:carlosgaspar1954@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 27 de Março de 2012 20:52
Para: CD LEIRIA
Assunto: Fwd: Parque D. Carlos I - Caldas da Rainha

Exmos. Senhores:

Uma vez que a esquadra de Caldas da Rainha não tem e-mail, venho por este meio enviar-vos uma foto tirada esta tarde no nosso Parque, onde dois agentes da v/ corporação, se passearam, de carro conforme se prova pela foto,  pelas várias ruas existentes neste espaço.
Uma vez que é proibida toda e qualquer circulação de veículos no interior do parque, que moralidade poderá ter a PSP para fazer cumprir essa proibição, quando dois dos seus agentes se "pavonearam" dentro duma viatura da Instituição?
Uma vez que não creio que o tenham feito com conhecimento dos seus superiores, solicito a V. Exas. que actuem dentro daquilo a que nos habituaram, com correcção e isenção.

Atentamente
Carlos Gaspar

http://carlosgaspar.blogspot.com

http://maravilhasdascaldasdarainha.blogspot.com

http://maravilhascaldasdarainha.blogs.sapo.pt

http://portugalnoquintomundo.blogs.sapo.pt

 

Para que vejam e analisem, junto envio a resposta que recebi, não podendo no entanto deixar de estranhar a "indelicadeza" do autor da mesma, ao não me tratar pelo meu nome mas sim por "caro Cidadão", bem como ao referir-se à minha crítica como se eu fosse contra ao policiamento no parque sendo-o apenas quando o mesmo é feito de carro. "Não obstante a sua crítica,  que entendemos claramente destrutiva, os agentes policiais, no âmbito da sua missão, continuarão a exercer o policiamento adequado naquele espaço, através do patrulhamento apeado ou auto, conforme lhes for superiormente determinado e de acordo com a disponibilidade dos meios da Divisão Policial  de Caldas da Rainha".

Para que conste, eis a resposta:

 

Of. n.º98/GAC/2012
Proc. GAC/INF.
29-MARÇO-2012

Boa tarde caro Cidadão.

Considerando a sua exposição encarrega-me o Sr. Comandante Distrital em Substituição, da PSP de Leiria de informar o seguinte:

1 - O Parque D. Carlos I é administrado e gerido pelo CHON.

2 - Devido a dificuldades económicas e financeiras e no seguimento da política de redução de custos, aquela instituição decidiu reduzir o número de elementos da empresa de segurança privada contratada para a vigilância do Parque.

3 - Ao ser tomada esta medida originou-se uma maior insegurança aos frequentadores do parque, constatando a PSP de Caldas da Rainha que nos últimos tempos vários ilícitos (vandalismos, furtos e ameaças) ali têm ocorrido, praticados por marginais e grupos de jovens desocupados, mormente, contra idosos.

4 - Considerando que estas situações preocupam a Divisão Policial de Caldas da Rainha, levou-se em conta que fossem tomadas medidas para garantir a segurança no Parque na sua abrangência geral, prevenir e reprimir incivilidades, vandalismos e todo o tipo de crimes que ali são praticados.

5 - Igual preocupação foi manifestada pela Administração do CHON que através do Ofício remetido à Divisão Policial de Caldas da Rainha  veio solicitar uma maior frequência e regularidade no policiamento ao Parque como  forma de travar o avanço da marginalidade e do crime e privilegiar o bem estar dos transeuntes e frequentadores daquele espaço.

6 - Não obstante a sua crítica,  que entendemos claramente destrutiva, os agentes policiais, no âmbito da sua missão, continuarão a exercer o policiamento adequado naquele espaço, através do patrulhamento apeado ou auto, conforme lhes for superiormente determinado e de acordo com a disponibilidade dos meios da Divisão Policial  de Caldas da Rainha.

7 - Por último resta referir que o acesso ao Parque não está nem nunca esteve interdito a viaturas policiais.

Esta é a informação do Comando Distrital da PSP de Leiria.

Com os melhores cumprimentos


O CHEFE DO GAC/NIRP

(Luís A. S. Matias)
Téc. Sup. Princ.