Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caldas da Rainha e Região Oeste

"Para quem se interessa pelos nossos problemas"

Caldas da Rainha e Região Oeste

"Para quem se interessa pelos nossos problemas"

Ano Lectivo 2016/2017

27.09.16, Carlos Gaspar

 O ensino escolar nesta cidade não anda nada bem.

- Em determinado jardim de infância da cidade, e porque a educadora colocada tem estado bastante doente, foi feita uma reunião de pais, reunião essa marcada para TRÊS dia antes da abertura do novo ano. Nela foi dito que, face à impossibilidade da educadora voltar ao jardim, iria proceder-se no sentido de se encontrar uma substituta, o que aconteceu rapidamente. Até aqui tudo mais ou menos bem. O problema, a meu ver, teve a ver com o facto de ter vindo uma nova educadora, quando a que esteve o ano passado, e com todas as vantagens que daí adviriam, não ter sido contactada, apesar de na sua candidatura ter posto o jardim em primeiro lugar. Dizem-me que o problema é o sistema e eu questiono: então mas o sistema não pode ser contornado numa situação destas? não era, pedagogicamente,  melhor para as crianças? Pelos vistos não!

- Outra situação deveras preocupante e que tem a ver com uma outra educadora, reside no facto de, por motivos familiares, haver necessidade duma substituição temporária. Trâmites legais, colocação solucionada e ... no dia em que se devia apresentar no jardim, a nova educadora entra de baixa médica. Coincidência? Não acredito!

 Doa a quem doer só há uma solução. A Sra. está mesmo doente, então avancem para a substituição. A Sra. não está mesmo doente, só tem um caminho - ir para o desemprego sem direito a qualquer subsídio. Tanta gente a desesperar por lugar e quem o arranja não aparece!

- No colégio Rainha D. Leonor foram criadas algumas turmas particulares, suportadas pelas mensalidades que os alunos pagam. Nada disto me diz respeito pois cada um faz o que muito bem entende. Agora que se DISCRIMINEM os alunos que estão abrangidos pelos contratos de associação NÃO. E pelos vistos é isto que está a acontecer, uma vez que os mesmos não podem frequentar os locais dos privados. Nas casas de banho, no refeitório, e até, PASME-SE, nos corredores. Pelos vistos,  esta GENTINHA PEQUENINA não conhece a Constituição da República Portuguesa, que diz no seu  Artigo 26.º, Outros direitos pessoais:

1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.

- Tantos professores desempregados e com dificuldades de sobrevivência, e no entanto, num concurso público para doze (12) vagas para uma escola da cidade, apareceram três (3) professores.

Como diria o comediante: "E O ANORMAL SOU EU" !!!